Eclair

Como organizar um encontro de blogueiros e leitores

By 10:00 ,


Não é tão fácil quanto parece organizar um encontro de blogueiros e leitores, a dificuldade maior é vista principalmente quanto o blog não é tão famoso, e blogueiros que não tem um blog tão conhecidos e que já fizeram encontros sabe como é ficar na angustia e fica se perguntando se irá bastante pessoas ou não, por isto decidi escrever este post e dar algumas dicas de como organizar um encontro entre blogueiros e leitores.

DATA: É importante que em primeiro lugar você deve escolher uma data para o encontro, mas o mais importante de tudo é que esta decisão seja feita meses antes do encontro, se deseja fazer um encontro planeje ele com pelo menos 2 meses de antecedência para certificar que tudo saia corretamente. Após escolher a data não saia divulgando guarde a data e termine de planejar tudo para depois contar e divulgar a todos os leitores. Uma dica importante, é que a data do encontro caia em um final de semana, pois o fim de semana é menos corrido para todos e que de preferência seja em meses em que os estudantes estejam de férias, assim terá chances de que mais pessoas irão ao encontro!
LOCAL: Pense um local onde os leitores irão se sentir a vontade, seja em área aberta quanto fechada, porém os dois tem seus pontos positivos e negativos. Lugares fechados necessita de um espaço grande onde tenha sofás para todos, e é difícil achar locais em que te emprestem para fazer isto, caso ao contrário terá que alugar. Lugares abertos não há tantos pontos negativos, porém caso esteja tempo de chuva no dia complica um pouco, caso escolhe o local aberto, escolha locais onde há gramado, pois é mais confortável para sentar do que local acimentado.
TEMPO: Se o encontro for durar um bom tempo, os leitores irão ficar com fomes, por isto caso o tempo estimulado for grande, terá que servi-los algum aperitivos, por isto o mais recomendado para um encontro é fazer um piquenique, onde você pode pedir para levarem doces, salgados ou bebidas, o local é ao ar livre, e as pessoas adoram passar o tempo deste jeito. Preste atenção ao marcar horário, não marque muito cedo, pois as pessoas não gostam de acordar cedo e nem muito tarde, pois tem pais que não deixam, o mais recomendável é que o encontro seja no minimo as 15:00 e no máximo as 19:00 onde é um horário acessível a todos e a luz é ótima para resultar em fotos de boa qualidade.
PESQUISE: De uma pesquisada nos melhores locais e que não seje caro, pois nem todos tem condição de pagar, e uma pesquisada nos seus leitores, até porque um blog de 200 seguidores, não há muita chance de ter um encontro que vá muitos leitores, pois eles serão de diversos locais do Brasil, pesquise se há bastante que seja de sua cidade ou se ao menos há pela região.
DIVULGUE: Após planejar todos os passos acima, o próximo é divulgar! Se não houver bastante divulgação, não há tantas chances de ir bastante pessoas, porém não seja aquela chata onde em todos os links que vamos tem de você falando sobre o encontro, divulgue tudo com antecedência, tente divulgar um mês antes. Mas lembre-se: não divulgue com muita antecedência, pois as pessoas acabam esquecendo. Uma dica legal é você planejar algo para atrair leitores, como por exemplo sorteio, é legal falar que haverá sorteio de algumas coisinha básicas durante o encontro, assim estimula mais pessoas a irem! Uma boa dica é criar um evento pelo Facebook e convidar as pessoas a partir de lá, além de divulgar, você terá uma noção de quantas pessoas irão.

Tudo é questão de planejamento e divulgação, de resto é torcer que vá bastante pessoas, mas no dia não importa se vai bastante ou pouca, o importante é você conhecer bem elas e se divertir com a quantidade de pessoas que forem, tirar bastante fotos e sorrir! Para mais chances que o encontro de certo, faça parceria com mais blogs, marque com mais alguma blogueira de fazer o encontro junto com você assim você e ela divulgam o encontro e os leitores dos dois blogs vão, assim você terá a chance também de atrair mais leitores ao seu blog e mais chances do encontro ter mais sucesso. Aproveitem!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Sempre quis ir ao encontro de blogueiros, mas nunca pensei em orgnanizar um (:
    fashion em cores (.com)

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei também, mas se meu blog ficar conhecido eu pretendo fazer haha mas uma das coisas que eu sempre quis foi ir em um, nunca fui e os que vejo marcarem é longe da onde eu moro :<

    ResponderExcluir