Eclair

COMO FAZER: Macarons

By 11:00 , ,


O famoso macaron antigamente, era chamado de "O doce da rainha". É um doce francês a base de amêndoas, mas já esteve na Itália no século 16, porém a rainha Catarina di Médici se mudou para a França levando consigo a receita do doce, que na época era mantido em segredo. Até que um dia as freiras carmelitas de Nancy descobriram a receita e passaram a reproduzi-las e a partir dai o doce ficou conhecido como "Irmãs Macarons" que até hoje na cidade de Nancy é produzido esses deliciosos doces  com a receita original desde daquela época! Ufa, já falei demais, agora é hora de conferir a receita para fazerem em casa!
Recheio
Ingredientes:
250g de creme de leite fresco
500g de chocolate meio amargo

Modo de Preparo:
1. Pique o chocolate em pedacinhos pequenos
2. Amorne o creme de leite no micro ondas e reserve.
3. Derreta o chocolate no micro ondas, de 30 em 30 segundos, até estar completamente derretido.
4. Acrescente o creme de leite e misture até ficar homogêneo.
5. Leve para gelar na geladeira até ficar cremoso.


Biscoito
Ingredientes: 
90g de farinha de amêndoas peneirada (em cidade pequena é difícil encontrar este tipo de farinha, se não encontrar pode ser farinha de castanha de caju)
40g de farinha de trigo
200g de farinha confeiteiro peneirado
3 ovos (usará apenas as claras)
3 colheres de sopa de chocolate em pó
30g de açúcar refinado
Corante em pó alimentício

Modo de Preparo:
1. Misture o açúcar confeiteiro com a farinha de amêndoas e reserve.
2. Bata na batedeira as claras e o açúcar refinado até que fiquem bem firmes. Com a ajuda de uma espátula, acrescente cuidadosamente de pouco em pouco a mistura que você fez no passo 1 e mexa em movimentos circulares até que fique homogêneo, porém não mexa muito, mexa o suficiente para incorporar todos os ingredientes (Se deseja fazer macarons colorido acrescente o corante na clara da cor que você desejar).
3. Coloque a mistura em um saco confeiteiro.
4. Pegue uma assadeira, forre com papel manteiga e unta com farinha e manteiga.
5. Esprema o saco confeiteiro na assadeira de modo em que na assadeira fique no máximo 40 bolinhas de macarons. Bata o fundo da assadeira levemente com a palma da mão para as bolinhas se espalharem e uniformizar.
6. Descanse a massa por aproximadamente 20 minutos em temperatura ambiente para que as bolinhas possam ficar achatadas.
7. Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por aproximadamente 15 minutos. Lembrando que deve-se deixar o forno entre-aberto com uma colher de pau nos últimos 8 minutos.
8. Deixe esfriar.
9. Retire os biscoitos (se ficar difíceis de retirar, umedeça a forma com um pouco de água, assim o papel manteiga irá absorver a água e ficará mais fácil retirar os biscoitos) e coloque o recheio com ajuda do saco confeiteiro.


You Might Also Like

8 comentários